-
Arquitetos: Espacio Colectivo Arquitectos
- Área: 55 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Aldo Marcelo Hurtado
-
Fabricantes: AutoDesk, Corona, Decorceramicas
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto nasce de uma necessidade de ter um espaço para os finais de semana de um casal nos arredores da cidade, que busca contato com a natureza. O refúgio encontra-se a 45 minutos da cidade de Cali, no quilômetro 30 da antiga via do mar, no município de Dagua, Valle del Cauca, Colômbia. A encomenda postula a necessidade de um espaço pequeno, de baixo custo, com materiais tradicionais, de fácil construção e com uma forte relação com as vistas externas e a natureza.
O projeto se inicia pela escolha do lugar, dentro de uma propriedade com uma casa principal existente, onde, por uma lado, se buscava uma região afastada da mesma, e, por outro, a integração com a natureza. A partir disso se escolhe uma esquina de um muro de contensão preexistente que tinha sido construído para aterrar uma área da propriedade. Este recorte se transforma na oportunidade para implantar o projeto, dando privacidade nas duas laterais graças à diferença de altura, e, ao mesmo tempo, permitindo abri-lo às vistas externas. O projeto se propõe como um pequeno pavilhão habitável de 55 m2, com um espaço único que se integra à natureza por uma lado e, por outro, se fecha às áreas comuns da propriedade para manter a privacidade. A estratégia de ter os espaços unidos de dormitório, sala e cozinha, permite que a casa em poucos metros pareça muito mais ampla, permitindo que o mobiliário seja usado para separar os espaços caso necessário. A sala de jantar foi pensada como uma estrutura adicional metálica que voa sobre o vazio em um deck de madeira.
Os materiais usados como o concreto aparente, os fechamentos em tijolo polido, as paredes em pedra de laje das pedreiras da estrada para o mar e grandes janelas metálicas, foram trabalhados no local com a população da região. O clima temperado do local permite, junto à orientação, proteger as fachadas curtas, onde se localizam os espaços de serviço, e o centro onde estão os espaços sociais e privados. O telhado está previsto como uma cobertura verde que ajuda a mitigar a entrada de luz do sol dos dias mais quentes. Pode ser acessado por uma pequena escada para ser utilizado como zona de banhos de sol ou para observar as estrelas durante a noite.